Sobre

PGAU-Cidade
Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade

O Programa de Pós-Graduação strictu senso em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade – PGAU-Cidade, composto por uma área de concentração de mesmo nome, foi criado em agosto de 2005 e está vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Devidamente credenciado pela CAPES/MEC, integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação oferecendo regularmente, desde sua criação, curso de Mestrado.

O PGAU-Cidade tem como foco a cidade, construção histórica e locus privilegiado das relações e conflitos sócio-espaciais. Produto e condição social, a cidade é abordada em estudos que privilegiam a interdisciplinaridade, incorporando os avanços da pesquisa científica, bem como a atualização das categorias analíticas, em função das constantes transformações da realidade.

No contexto brasileiro e latino-americano, a atualidade tem mostrado a urgência de investigações e de profissionais comprometidos com o patrimônio urbano-ambiental que caracteriza sua rede de cidades, fonte de identidade e memória de nossos povos. Nossa herança comum, acentuada pela proximidade sociocultural e geográfica, nos influencia e fortemente caracteriza enquanto investigadores. Nosso olhar caracteriza-se pelo vínculo, direto e de longa data, com questões que nos são comuns e nossa inserção no sul brasileiro nos remete à possibilidade de contribuirmos para a compreensão da matriz urbana latino-americana e brasileira, em sua particularização no estado de Santa Catarina.

Estas questões são essenciais à formulação de respostas às demandas por maior sustentabilidade sócio-ambiental e menor desigualdade, intrínsecas à cidade latino-americana contemporânea. Para tanto, o Programa tem incorporado abordagens fundamentais acerca da complexidade urbana, como a história, a cultura, as configurações regionais, a preservação ambiental, o planejamento urbano, a habitação, o projeto urbano e a cidade como arquitetura, conteúdos que constituem os fundamentos das linhas de pesquisa que integram o programa.

A introdução do estudo da história comparece, neste contexto, como método e fundamentação para a intervenção consciente numa realidade em constante transformação. Relacionar as conquistas do urbanismo e do planejamento urbano a uma nova concepção de arquitetura, enquanto dimensão fundamental da cidade, ambos apoiados no método histórico, constitui referência principal que tem conduzido nossa atuação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s