2° Seminário Docomomo Paraná: Arquitetura moderna em cidades de porte médio, 1940-70 (Londrina)

No século XX, o intenso processo de urbanização aconteceu não apenas nas metrópoles mas em inúmeras cidades brasileiras de porte médio. Investigar a presença da arquitetura moderna na conformação e ocupação dos espaços destas cidades é o tema do 2 Seminário Docomomo Paraná.

Na cidade de Londrina são emblemáticas duas obras de Vilanova Artigas (1915-1985), projetadas em 1948: a Rodoviária transformada em museu e o Cine Ouro Verde recentemente incendiado. A presença de obras de arquitetos consagrados executados fora das sedes de seus escritórios somada à atividade de profissionais radicados nessas cidades compõem um universo de reconhecimento ainda incipiente, cujo estudo será fundamental para orientar ações de preservação do patrimônio moderno para além do âmbito das metrópoles.

Esta chamada de trabalhos propõe ampliar esse reconhecimento em três vertentes:

a) estudo crítico aprofundado de obras da arquitetura do Movimento Moderno produzidas entre as décadas de 1940 e 1970 nas cidades brasileiras de porte médio não metropolitanas, com vistas a seu reconhecimento e preservação;

b) análise das relações entre essas arquiteturas e os processos de urbanização das cidades brasileiras de porte médio não-metropolitanas;

c) debate teórico-crítico sobre propostas e resultados de intervenções em arquiteturas e espaços urbanos relevantes da arquitetura do Movimento Moderno em cidades de porte médio não metropolitanas.

Acontece de 17/10/2012 a 19/10/2012
Entrega dos resumos até 25 de junho
Entrega dos textos finais até 17 de setembro
Informações em:  http://vitruvius.com.br/jornal/events/read/707

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s